matematica.com.logica é uma marca registada que relaciona explicações de matemática e técnicas de coaching.

É o sonho de um matemático que acredita numa forma diferente de ensinar.

Sendo a matemática um conjunto de padrões, um grande puzzle com regras definidas, matematica.com.logica é uma tradução simplificada.
A diferença das explicações começa com a relação estabelecida entre professor e aluno. Com uma abordagem aparentemente informal, a comunicação torna-se mais fácil o que promove uma melhoria extraordinária do trabalho em equipa. Tudo se inicia numa explicação lógica da matéria, na partilha de raciocínios dedutivos e nas estratégias a serem seguidas para a sua compreensão e posterior sistematização.

Mas, como só com garra se conseguem conquistas, todos os medos, os ses, os mas, as dúvidas, as desculpas terminam assim que iniciam as explicações. O nosso trabalho é em equipa e o nosso ADN transborda vontade.
Independentemente do nível do aluno a matemática, garantimos melhorias imediatas no seu desempenho.


Manifesto da Diferença


Numa simples pesquisa encontram-se as mais variadas definições da matemática, perguntas básicas tais como: o que é, como é, a sua importância, o relevo no quotidiano ... até a sua beleza (!!) têm as mais variadas respostas ...

Agora vamos ponderar por nós. Sem sofismas, o que é a matemática?

A matemática é tão simples como um conjunto de coisas que acontecem com determinado padrão.

Simples, é isto!

Pessoas com capacidades incríveis determinaram ordens para esses padrões, simplificaram ao máximo e entregaram ao futuro (nós) sob aspecto de fórmulas.

E porquê?
Para que através de estudos contínuos a ciência como um todo possa progredir com o seu propósito, a descoberta de mais regras e padrões (que sempre estiveram à espera que alguém os compreendesse).

Para quê?
Para a evolução.

Todos os dias se faz história na ciência, o que nos permite evoluir e criar expressões como "no meu tempo" (abreviatura para: "com o conhecimento que se tinha no meu tempo...").

O aumento do conhecimento nas ciências como a química e a física são convertidas pela engenharia em artefactos que utilizamos no nosso dia a dia. É apenas um dos resultados finais de milhares de mentes que decifraram padrões e enigmas das diferentes áreas que na sua génese respiram matemática. ​
A matemática é o resultado de mentes inquietas na procura de soluções para problemas observados ou teorizados.​

O problema do seu ensino, na minha opinião, assenta em 5 grandes premissas:

1) turmas demasiado grandes
Aspecto que torna difícil ao professor motivar e captar a atenção. Muitas vezes com o passar dos anos os professores desmotivam e optam pelo discurso monocórdico, criando a envolvente propícia ao desinteresse. O aluno passa a ser confrontado com fórmulas e problemas sem saber pelo menos o porquê ou para que servem. Há professores fantásticos que marcam qualquer aluno no seu futuro profissional, mas não são a maioria.

2) as denominadas "bases da matemática"
Muitos alunos transitam de ano sem perceber parte da matéria. Na matemática todos os anos estão interligados e as regras não sofrem qualquer alteração, logo é muito fácil encontrar dúvidas de 7º ou 8º ano num aluno de 11º ano (p.e.). Existem frases célebres de professores ("já devias saber isso desde o 6º ano") que criam barreiras à colocação de dúvidas, contribuindo assim para o acumular das mesmas que culmina no insucesso da compreensão de novas matérias.

3) frases como "o meu filho é como eu, também nunca gostei de matemática"
Estas assumpções e percepções de medo que se transmitem aos filhos, por certo não ajudam na motivação necessária à compreensão da mesma. A matemática não é mais difícil, é apenas mais exigente. Claro que há mentes brilhantes capazes de absorver padrões rapidamente, mas na maioria dos casos a matemática requer vontade no conhecimento e isso como qualquer tarefa exigente, requer garra.

4) a desistência
Ao longo dos anos, denotei alguns padrões nos vários alunos que fui conhecendo e, na esmagadora maioria, os alunos tinham desistido. Desistido de algum dia entender matemática, ou desistido de obter mais que 12 ou 16 valores... Além do desânimo, estes alunos tinham algo em comum, a falta de conhecimento do que é estudar.
A maioria cansa-se de ouvir "vai estudar, que é o que precisas!", mas se os pais repararem, nunca na escola tiveram uma aula sobre o que é estudar, como se organiza calendários de estudo, ou a simples distribuição de matérias de forma a rentabilizar o tempo de estudo, e até mesmo o mais simples dos exemplos... a demonstração de como se faz!
(a maioria das pessoas que lê acha que saber estudar... "é só abrir os livros", desenganem-se.)

5) a relação professor - aluno
Não faz sentido ensinar todos da mesma forma uma vez que cada aluno tem a sua maneira​ de pensar. Por forma a respeitar a sua individualidade, os raciocínios devem ser adaptados para estimular as diversas formas de abstracção e por isso o professor deve saber explicar a mesma ideia de várias formas. Aliás, o​ que é realmente importante não ​pode ser explicado de uma só forma!

Parte dos alunos entendem melhor em papel, outros em conversa, alguns em abstracção, ou até​ mesmo recorrendo ao absurdo! O professor deve conhecer as características dos alunos de forma a adaptar e convergir um todo heterogéneo num raciocínio lógico e homogéneo para toda a turma.

Ao longo dos anos, o projecto matematica.com.logica foi seguindo o seu caminho darwinista na adaptação aos diferentes tipos de alunos e capacidades, mantendo a convicção de que uma mudança de paradigma é possível e que qualquer aluno pode entender a matemática.

O método de ensino usado, além de garantir resultados finais, permite reduzir o tempo de estudo, pois com o saber estudar transforma-se quantidade em qualidade de estudo.

O funcionamento das explicações baseia-se na ideia Jogador – Treinador. Como em qualquer desporto, o treinador cria um plano e uma estratégia adequada ao aluno e a ideia é bastante simples… O aluno simplesmente cumpre! Quando o aluno cumpre o plano todos os objectivos são alcançados. matematica.com.logica é um conceito focado no sucesso, para alcançar qualquer vitória tem de existir esforço e dedicação. Um aluno que continuamente não se esforce é automaticamente excluído do projecto.

O tempo é precioso, só deve procurar este serviço quem ousar querer dominar a matemática. Independentemente do nível de conhecimento que o aluno tenha, matematica.com.logica garante o sucesso na compreensão e abordagem de novos conteúdos. Em poucas horas consigo transmitir a qualquer aluno processos de cálculo e raciocínio, esses padrões depois de treinados permitem uma rápida actualização do conhecimento e a preparação/ginástica mental para absorção de novos padrões.

Os únicos requerimentos para ser um aluno do projecto matematica.com.logica são: vontade e um caderno branco (sem linhas nem quadriculados).

Da minha parte podem esperar profissionalismo envolto numa comunicação simples e relaxada, de quem gosta mesmo do que faz, de quem quer ensinar e partilhar de forma a que todos saibam o mesmo que eu. Mas nenhum aluno se deixe enganar pela maneira subtil e descontraída como o abordo, a exigência será sempre uma constante.

Sem medos nem receios, fazemos história.

Obrigado a todos que partilharam tempo comigo e olá às novas mentes inquietas que ainda vou conhecer. Juntos, vamos caminhar para a excelência!

Afinal, as coisas lógicas quando explicadas com lógica fazem sentido.

 Valter







© matematica.com.logica